DISCURSO ULISSES CORREIA E SILVA – COMPROMISSO SANTIAGO SUL

DISCURSO ULISSES CORREIA E SILVA – COMPROMISSO SANTIAGO SUL

CONFERÊNCIA COMPROMISSO SANTIAGO SUL – Ganhar OS DESAFIOS DA PRÓXIMA DÉCADA

PRESIDENTE DO Discurso do MPD E Candidato Um PRIMEIRO MINISTRO DE CABO VERDE

– DR Ulisses Correia e SILVA-

 

“A Minha Visão e desenvolver Cabo Verde, E desenvolver Santiago Sul. Desenvolvimento Pará como PESSOAS se libertarem da Pobreza, poderem Progredir Socialmente e económicamente e Serem Felizes.

 

Desenvolvimento that cria Oportunidades Para Os Jovens Terem Acesso a Educação de Qualidade; Terem Acesso a Saídas Profissionais, ao Emprego, AO empreendedorismo; Terem Acesso à Constituição da SUA Família e á Reprodução da felicidade.

 

Desenvolvimento atraves de hum Crescimento económico inclusivo that reduza como Desigualdades Sociais e Desigualdades como between como ilhas.

 

Desenvolvimento Feito Pelas Pessoas e Pará Beneficiári como PESSOAS. Quem Faz o Desenvolvimento de Um país São OS Cidadãos, São como PESSOAS. São como PESSOAS COM uma Inteligência sua, o Seu esforço, o Seu Trabalho, a Formação ea SUA SUA CAPACIDADE empreendedora Que Fazem o Desenvolvimento Acontecer.

 

Para tal, precisamos de hum ambiente Político, institucional, Econômico e Social favorável e de hum Sistema Educativo de Qualidade.

 

Um ambiente Político e Institucional baseado num forte Compromisso com a Liberdade atraves de hum Estado that NÃO discrimina OS Cidadãos em Função das SUAS convicções Políticas, simpatias UO militâncias partidárias.

 

U m forte Compromisso com a Liberdade atraves da Promoção da Autonomia e sociais Económica das Famílias, that como libertem da Dependência, da subordinação e fazer condicionamento perante o Estado, como that liberte fazer assistencialismo e da Pobreza.

 

Um forte Compromisso com a Liberdade atraves de Instituições fortes e credíveis capazes de garantir o Controlo Político, e judicial sociais na Aplicação das Leis e das Regras com Transparência, objectividade, eficacia, efectividade e equidade.

 

Estes Compromissos com um Liberdade representam Uma Condição Determinante parágrafo Uma Relação diferente do Estado COM Cidadãos OS, parágrafo a Promoção de Uma cultura de mérito, parágrafo a Confiança dos Cidadãos NAS Instituições, parágrafo a Eficiência da Administração Pública e do Pará uma Libertação de Energia empreendedora dos Cidadãos.

 

Garantimos Uma nova vaga de Liberdade, Condição parágrafo fundamentais o Desenvolvimento Econômico e social.

 

Garantimos ESSA nova vaga de ATRAVES Uma nova atitude e de Uma Nova Forma de Exercício do Poder. O Poder Ao Serviço do Desenvolvimento do país e nao de Interesses, grupos UO clientelas Políticas, Econômicas Ou de Outra Natureza.

 

Garantimos Uma nova Relação com OS Empresários atraves de hum Estado Parceiro, promotor da concertação social, e fomentador da Iniciativa Privada.

 

A Concepção do Exercício do Poder assente na subordinação do Estado Ao Partido;

nenhum condicionamento da Liberdade Política dos Cidadãos;

sem assistencialismo e não centralismo Como Existe ACTUALMENTE,

custódio dez Elevados para o Desenvolvimento da Cidadania e Produz hum valor económico negativo Que se manifes atraves da partidarização, da Corrupção, da ineficiência e de DESPERDICIOS não FUNCIONAMENTO da Administração do Estado e das Instituições e da Perda de Oportunidades.

 

Os Casos that TEMOS assistido na Gestão do Fundo do Ambiente, do Fundo do turismo e da TACV São uma Expressão Deste tipo de Exercício do Poder.

 

A fraca Produtividade da Administração Pública ea ineficiência das Empresas Públicas Não São o resultado da mentalidade dos cabo-verdianos.

São consequencias de hum tipo de Exercício do Poder Que coloca o Partido Acima do Estado EO Estado Acima das Pessoas.

 

Este Quadro de Ser Mudado TEM em Cabo Verde. Para se mudar este Quadro, TEMOS de se mudar de Governo. TEMOS that ter Uma nova maioria parlamentar e Uma Liderança com Uma Relação com o Poder Saudável.

 

Nao somos proprietários do país. Somos comprometidos com a Liberdade. Acreditamos em Cabo Verde. Distinguimos claramente o Estado do Partido. Somos Diferentes, fazemos diferente.

— *** —

O Desenvolvimento de Cabo Verde passa, necessariamente, cabelo Desenvolvimento Desta Importante Região de Santiago Sul, Pela SUA importancia real e potencial cabelo Que Ela encerra.

 

Santiago Sul e A Região Onde se SITUA um capital de Cabo Verde, o centro económico e diplomático do país. E A Região Onde se SITUA o Património Mundial da Humanidade, Cidade Velha.

 

E UMA Região à espera do Estatuto Especial Administrativo parágrafo a Cidade da Praia e da Criação da Região Metropolitana that permitirão Estruturar o Seu Desenvolvimento e envolvendo Integrando a Praia, Ribeira Grande de Santiago e S. Domingos.

 

A Criação da Região Metropolitana permitirá CRIAR Competências partilhadas Para uma Gestão de Serviços Públicos NAS áreas Administrativas, Sociais e Económicas that today estao um DOS carga Serviços desconcentrados do Estado e that São exercidos de forma Muito ineficiente e fragmentada e sem QUALQUÉR escrutinio directo POR PARTE das Populações.

 

Permitirá Integrar de forma Uma Estratégica como Valencias Económicas com da capital, como fazer património mundial da Humanidade e como POTENCIALIDADES Agrícolas e Turísticas de S. Domingos.

 

Com uma Região Metropolitana, teremos hum destino turístico diversificado e Integrado com a Praia vocacionada PARA O turismo de Negócios e de eventos, Cidade Velha PARA O turismo cultural e histórico e S. Domingos PARA O Turismo da Natureza, casando belas Paisagens com uma tranquilidade.

 

O Nós iremos Para Além das Palavras. Em Concertação Estratégica com Câmaras Municipais como:

 

Faremos da Praia de capital de Referência Uma, Uma Cidade AINDA Mais cosmopolita, Mais Atrativa e Mais Competitiva. Uma Referência Ao Nível do Turismo de Negócios e de eventos e Uma Cidade Exportadora de Bens e Serviços.

 

Faremos de Cidade Velha Uma Referência à altura do Seu Estatuto de património mundial da Humanidade com hum ambiente urbano de Qualidade, Uma narrativa e hum comercialização internacional capazes de Aumentar significativamente o Fluxo turístico Para a Cidade Velha.

 

A Economia A Partir de Cidade Velha Será, Dinâmica e afectará positivamente como Diversas Localidades de Ribeira Grande de Santiago.

 

Faremos de S. Domingos Uma Cidade bonita that Casa O rural com o urbano e that Produz na agricultura, NAS Pescas e não artesanato, Para Além do turismo.

 

Faremos Porque a Nossa Relação com o Poder Local, com Câmaras Municipais Será, como trabalharmos parágrafo OS mesmos Objectivos. Não Será Nunca de Competição POR-votos, mas de Cooperação e de Criação de condições Para Que Câmaras Municipais como desempenhem Bem o Seu papel, como Suas Competências.

 

Santiago Sul TEM Tudo O Que Precisa Para Ser Uma Região Próspera, desenvolvida e de Excelencia.

 

Precisa E de Uma Estratégia de Desenvolvimento, Capaz De Maximizar a utilização de Todos os SEUS Recursos. Precisa de Uma governação de Excelencia.

 

E meu Compromisso CRIAR Região Metropolitana um e dotar a Praia do Seu Estatuto Especial Administrativo.

 

E meu Compromisso Transformar Santiago Sul NUMA Região inteligente baseada na Economia do Conhecimento e na Gestão Eficiente dos Recursos.

 

E meu Compromisso Transformar Santiago Sul NUMA Região Exportadora de Bens e Serviços.

 

E meu Compromisso Transformar Santiago Sul NUMA Região segura, particularmente a Praia.

– ** –

Cabo Verde seguro ea trabalhar Há, este è O Nosso Propósito Número Um. Praia, Rª Grande de Santiago e S. Domingos Seguros ea trabalharem. E ASSIM que Queremos ver Santiago Sul A Partir de 2016!

 

Este É O Compromisso Maior that that permitirá Os Jovens tenham Oportunidade de Emprego, that como FAMÍLIAS tenham Rendimento e Que todos possamos viver em Segurança e com tranquilidade NAS Nossas Cidades, nos NOSSOS Bairros, NAS Nossas Localidades.

 

E o Compromisso that permitirá Recolher à Pobreza e Dar As PESSOAS uma possibilidade de viverem do Seu Rendimento ATRAVES DO TRABALHO, parágrafo cuidarem da Alimentação, da Saúde, da Educação e da habitação das SUAS FAMÍLIAS.

 

Criarmos Pará EMPREGOS, uma Economia TEM that funcionar, TEM that Crescer.

 

E meu Compromisso CRIAR como condições Políticas, Institucionais, Sociais e Económicas Para Que a Economia funcione e Cresça na agricultura, NAS Pescas, nenhum turismo, na cultura, na Indústria, na Construção Civil, nenhum Comércio, nos Serviços.

 

Essas condições São: Menos Impostos, Mais crédito para Financiamento Às Empresas, Melhor burocracia, Mais Produtividade do Trabalho, Segurança Jurídica, custódio de Energia Mais Baixos e facilitação do empreendedorismo Jovem.

 

O drama de fazer Desemprego SO SE consegue resolver pondo a funcionar um Economia ea Crescer nsa SEUS Diversos Sectores.

 

Não É atraves da Assistência, NEM fazer condicionamento Que se CRIAM EMPREGOS e se sustentam OS rendimentos. Ninguem sai da Pobreza Pela via da Assistência. Nenhum país se DESENVOLVE na base de da Assistência.

 

Só Uma Economia a funcionar em todos OS Sectores E Capaz De CRIAR Oportunidades de Emprego Possibilidades e Estimular o empreendedorismo Para Que Haja VARIAS:

  • Para aqueles that quiserem Investir na agricultura e trabalhar Há NAS e Pescas o poderem Fazer.
  • Para aqueles that quiserem Investir e trabalhar Há nenhuma turismo e na cultura o poderem Fazer.
  • Para aqueles that quiserem Investir e trabalhar Há na Indústria e na Construção Civil o poderem Fazer.
  • Para aqueles that quiserem Investir e trabalhar Há nenhum Comércio, nos Serviços e Transportes nsa o poderem Fazer.

– ** –

E meu Compromisso tornar Cabo Verde seguro. Um Pela Começar Praia, A Cidade Mais fustigada Pela insegurança.

 

Combateremos a insegurança ea Criminalidade com firmeza e determinação, Quer NAS Vertentes da Prevenção, da Eficiência Quer e eficacia do Sistema policial e da Administração da Justiça.

 

E Obrigação Cimeira do Estado Fazer Tudo Para Que o terreno da Violência e da Criminalidade SEJA o menos fértil Possível. E este o SENTIDO da Prevenção Que Passa Pela Criação de Oportunidades de Emprego e Ocupação de parágrafo Os Jovens;

Pelo combate Determinado Ao Fácil Acesso à droga, AO Álcool e As armas de fogo;

Pela Inclusão Social e Comunitária atraves da arte, da cultura e do desporto;

Por uma forte Parceria com Municípios OS Pará Transformar como Cidades e Localidades como em Espaços seguros Pela requalificação de dos bairros, Iluminação pública, Espaços e infra-estruturas Para uma cultura, o lazer e desporto EO Polícia de Proximidade;

Por Um papel activo das Escolas, da Comunicação Social, das Igrejas e das Organizações da sociedade civil, na Difusão dos Valores éticos Como Trabalho, o esforço, a honestidade, o mérito, a Responsabilidade, a equidade, a Tolerância, o Respeito Pelas Regras de convivência Comunitária e de Legalidade, a Solidariedade ea Cooperação.

 

Faremos o Sistema policial, e legal Ser judicial Eficiente e Eficaz NAS intervenções e nsa julgamentos, com celeridade e severidade. E Nosso Propósito Acabar com o estado de impunidade Que Existe Hoje nenhum e Cidadãos Fazer OS PAIS acreditarem na Justiça e nenhum policial Sistema.

 

Para ISSO, o Exemplo TEM that vir de Cima, do Sistema Político, do Governo e do Estado. A POR Começar hum forte combate à Corrupção Política e Financeira, cabelo Reforço dos Instrumentos de Política e Fiscalização judicial do Governo, Por uma Relação Responsável e transparente com como Pessoas e com como Associações e POR Mais Cidadania.

 

O Sistema Político EO Governo TEM Que Ser Uma Referência de valores éticos parágrafo OS Cidadãos e Pará uma sociedade. Enquanto o Poder para colocado Como valor absoluto that condiciona a Liberdade Política dos Cidadãos e subverte Valores e Princípios de Fundamentos ao Desenvolvimento, Não haverá ambiente favorável parágrafo conduzir uma sociedade parágrafo O Caminho correcto.

— — **

Santiago Sul Solução TEM. Santiago Sul TEM futuro.

 

O Desenvolvimento de Verde E Possível, Mas Não Podemos Continuar a Fazer sempre fazer Mais MESMO, um Curta ter Visão, fraca Crença ea Ficar prisioneiros dos mesmos protagonistas, faça MESMO Governo e da maioria parlamentar MESMA.

 

E se mudar de ritmo, de ter Uma nova Visão, Novas ambições, novo Governo e Uma nova maioria parlamentar.

 

E ritmo de vencer o medo, a resignação, a abstenção ea passividade.

 

E Tempo de Avançar e de Levar Cabo Verde para a frente.

 

O Contributo de todos E indispensável.

 

Quero Contar com vossas ideias como Pará aprimorar o meu projecto de Governação parágrafo O País e Região ESTA Que Será seguramente hum Pólo de Excelência no Mundo e para o Mundo.

 

Muito obrigado.”

 

 

Related posts

Leave a Reply

Deixar uma resposta