COMUNICADO DA DIRECÇÃO NACIONAL

MOVIMENTO PARA A DEMOCRACIA

DIREÇÃO NACIONAL

COMUNICADO

A Direção Nacional (DN), na sua reunião de 16 de Janeiro de 2016, seguindo a Ordem do Dia aprovada e após um profundo debate, decidiu:

1. Aprovar, sem nenhum voto contra, as Listas de Deputados do partido para as Legislativas de 2016 em anexo, nos termos da alínea c) do número 2 do artigo 24 dos Estatutos do MpD.

Convém recordar que a DN, na sua reunião de 28 de Fevereiro de 2015, tinha aprovado o Modelo de Escolha de Candidatos a Deputados e a Órgãos Autárquicos, onde os princípios, representatividade por concelho quando aplicável, renovação, competência, participação da juventude e das mulheres, bem como da notoriedade e potencial de voto expressos em sondagem, foram retidos como requisitos essenciais para a entrada nas listas do MpD.

Destaca-se, quanto à composição das listas, uma renovação de 57% e uma significativa percentagem de jovens e mulheres.

1. Aprovar o Programa Eleitoral do partido, conseguido através de um amplo processo de contribuições e debate na sociedade civil, destacando-se:

– Um Programa de Emergência para a Governação do País, de modo a atender, de imediato, as grandes questões mais urgentes, como o Modelo de Governação, a Pobreza, o Desemprego, o Financiamento da Economia, a Segurança e o Rendimento das Famílias.

– Um Programa para a Legislatura, abrangendo a área da Soberania, a Economia, o Capital Humano, a Qualidade Vida e a Inclusão Social através de um forte combate às desigualdades sociais e à pobreza.

– Um Programa para a Década para garantir a coerência temporal das medidas de política.

A DN analisou ainda a situação económica e política de Cabo Verde, com foco no período eleitoral em curso e nos resultados da governação na legislatura que agora finda, tendo concluído que, após quinze anos de poder do PAICV com fracos resultados, é chegada a hora do Povo de Cabo Verde fazer uma grande mudança política, económica e social no País, através de um novo governo dirigido por Ulisses Correia e Silva.

Praia, 16 de Janeiro de 2016

O Presidente da Mesa da DN