MpD congratulasse com a eleição de Orlando Pereira Dias a vice-presidente do Parlamento da CEDEAO

MpD congratulasse com a eleição de Orlando Pereira Dias a vice-presidente do Parlamento da CEDEAO

Foi com grande honra que o Movimento para a Democracia – MpD tomou conhecimento da nomeação, por unanimidade, do Deputado Nacional Orlando Dias ao cargo de Vice-Presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Abuja, na Nigéria.

O mandato é de quatro anos, pelo que Dias, que é cabeça de lista do MpD pelo círculo eleitoral de África, terá de ser reeleito a 20 de março para poder manter-se em funções.

Ao cargo candidatou-se também a deputada Filomena Martins (PAICV) que, no entanto, percebendo não ter base política de apoio, retirou a candidatura logo no início da votação.

O deputado senegalês Moustapha Cissé Lô foi eleito presidente do parlamento, seguindo-se quatro vice-presidentes, respetivamente, Yusuf Sulaimon Lasun (Nigéria), Aminata Kamara Toungara (Côte d’Ivoire), Jefferson Kanmoh (Libéria) e, por último, Orlando Pereira Dias. Os parlamentares tomaram posse na última sexta-feira, 05 de fevereiro.

O Parlamento da CEDEAO é constituído por 115 assentos, em representação dos 15 Estados membros, que dispõem, no mínimo, de cinco. Os restantes lugares são distribuídos em função da população. Por tal razão, a Nigéria ocupa 35 assentos, seguindo-se o Ghana (8), Côte d’Ivoire (7), e com seis lugares o Burkina Faso, a Guiné, o Mali, e Níger e o Senegal. Com cinco assentos, seguem-se Cabo Verde, o Benin, a Gâmbia, a Guiné-Bissau, a Libéria, a Serra Leoa e o Togo.

Related posts

Leave a Reply

Deixar uma resposta