Polícia Judiciária vai contar com mais 91 quadros e 16 viaturas em 2017

Polícia Judiciária vai contar com mais 91 quadros e 16 viaturas em 2017

O Orçamento de Estado do Ministério da Justiça para 2017, vai permitir importantes investimentos para a Polícia Judiciária no próximo ano com destaque para a contratação e capacitação de mais 91 quadros entre eles 50 inspetores que vão permitir “reforçar a capacidade da PJ para dar respostas ao nível das pendências” e assim “emponderar e capacitar a organização para que possa dar respostas mais adequadas às exigências dos novos tempos” avançou a Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis.

 

A Ministra da Justiça falava no Parlamento na sessão dedicada ao debate do Orçamento do Estado para 2017, onde explicou que a “PJ recebe competências delegadas do Ministério Público e cabe a esta força policial fazer a investigação criminal e o número atual de agentes é muito pouco para o número de processos que recebem em jeito de delegação e para a investigação”, daí a necessidade do reforço do quadro do pessoal da Polícia Científica com destaque para as ilhas do Sal, Boavista, São Vicente e para a cidade da Praia e consequentemente a nível nacional.

A nível dos investimentos na Polícia Judiciária, mais 16 viaturas serão adquiridas para garantir os meios de mobilidade da PJ para “que possa de facto poder estar perante a cena do crime, fazer e garantir melhor investigação possível”.

Janine Lélis anunciou, ainda, que, em 2017, o orçamento prevê “o reforço do funcionamento do laboratório da Polícia Judiciária para potenciar e melhorar o funcionamento deste importante sector em especial para as áreas de balística, toxicologia, lofoscopia e biologia”. Para além disso está-se a trabalhar a questão da sustentabilidade a curto e medio prazo do laboratório da PJ.

Uma verba significativa será ainda destinada ao reforço dos equipamentos de tática e segurança policial para aumentar o nível de assertividade e de sucesso de atuação da Polícia Judiciária na investigação criminal.

Fonte: www.governo.cv

Related posts

Leave a Reply

Deixar uma resposta