Conferencia Imprensa Ranking Liberdade De Imprensa

unnamed

Na sequência da recente publicação de dados, dos REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS, sobre a liberdade de imprensa, o MpD enquanto partido que suporta o Governo regozija-se da subida de 5 lugares, ficando no lugar 27 em 180 países.

Recordamos que segundo o relatório  a edição 2017 do Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa da Repórteres sem Fronteiras (RSF) está marcada pela banalização dos ataques contra as mídias e o triunfo de políticos autoritários que fazem com que o mundo caia na era da pós-verdade, da propaganda política e da repressão, sobretudo nas democracias, o que valoriza ainda mais a subida no ranking.

Recordamos ainda que o  relatório indica que a Constituição tem um papel fundamental nesta questão da liberdade de imprensa.

Para além disso o relatório indica que  “Cabo Verde se distingue pela ausência de ataques contra jornalistas e uma grande liberdade de imprensa.  O último processo por difamação foi em 2002. Grande parte das mídias pertence ao governo, sobretudo a principal rede de televisão, TCV, e a Rádio Nacional de Cabo Verde, mas seus conteúdos não são controlados.

Por outro lado, o relatório indica que “verifica-se, entretanto, um certo nível de autocensura devido ao tamanho pequeno do país e à paisagem mediática que encoraja os jornalistas a não se atritar com potenciais futuros empregadores”.

Apelamos ao Governo que continue a promover as condições para que no futuro Cabo Verde atinja ainda melhores patamares.

Praia, 26 de Abril de 2017  

Miguel Monteiro,/Secretário-Geral/

Related posts

Leave a Reply

Deixar uma resposta