CONFERENCIA DE IMPRENSA, SITUAÇÃO TRANSPORTES ILHA BRAVA

21728931_10155767144839722_6090834115470807545_o

O MpD convocou esta conferência de imprensa, uma vez que tomou conhecimento de que um grupo de cidadãos, da ilha Brava, a partir das redes sociais, e outros meios, convocam os bravenses para uma manifestação para amanhã, dia 15 de Setembro de 2017, para manifestar a sua indignação pelo isolamento e da ilha.

Neste sentido, vem-se apresentar o seguinte posicionamento:

1- O MpD congratula-se com o facto de decorridos 15 anos de silêncio total relativo a manifestações durante os mandatos do PAICV, hoje, com o Governo do MpD, os cidadãos sentem maior liberdade e manifestam-se.

É sinal de revitalização da liberdade.

2- Porém, o que o MpD não entende é a atitude do PAICV como instigador de manifestações.

Instigador de manifestações relativas a matérias onde o seu Governo teve grandes responsabilidades, como é o caso do isolamento da ilha durante longos 15 anos, o relacionamento hostil com as câmaras municipais e a falta de prioridade para o desenvolvimento local e regional.

3- Contudo, o MpD, o partido que suporta o Governo, pede desculpas pelos transtornos que os bravenses estão a passar nos últimos dias, e é de realçar que esta é uma postura e uma atitude que o PAICV e o seu Governo nunca tiveram para com os bravenses, ou para com os caboverdianos.

4- O MpD está convicto que o Governo implementará soluções de emergência para a disponibilização de barcos para a Brava, o que aliás já está a acontecer, uma vez que já amanhã, final do dia, temos um itinerário do navio Praia d` Aguada no percurso Praia-Fogo-Brava, e o mais importante, o Governo dará já no próximo ano uma solução estruturante para o transporte marítimo inter- ilhas, solução esta, que irá constar de forma muito concreta no OE 2018, a ser agora apresentado em Outubro no parlamento.

5- Contrariamente ao Governo anterior, há hoje uma maior atenção à ilha da Brava e mais recursos disponibilizados como é o caso da discriminação positiva inscrita do Orçamento do Estado, de 56 mil contos do Fundo do Turismo e 33 mil contos do Fundo do Ambiente destinados a investimentos na ilha da Brava bem como 100 mil contos para a requalificação urbana de Nova Sintra, programados para o período 2017/2021.

Mais uma vez agradecemos a vossa presença.

Praia, 14 de Setembro de 2017
Carlos Monteiro-Deputado da Nação
/Secretário-geral Adjunto MpD/

Related posts

Leave a Reply

Deixar uma resposta