12004815_10153685387779722_921105488481953146_n

Conferência de Imprensa no âmbito dos fortes investimentos na INOVAÇÃO

O Governo de Cabo Verde tem apostado e investido fortemente na INOVAÇÃO e no CONHECIMENTO.

O Governo de Cabo Verde, liderado pelo Dr. Ulisses Correia e Silva, e suportado pelo Movimento para a Democracia, tem desenvolvido competências humanas de excelência e aproveitado o posicionamento geoestratégico de Cabo Verde para promover um ambiente de negócios à volta das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Investigação & Desenvolvimento (I&D), de modo a transformar Cabo Verde num Centro Tecnológico Regional de referência em África, atraindo e criando oportunidades de trabalho e centros de competências.

Há reconhecimento Internacional na liderança deste Governo e aposta clara na INOVAÇÃO e no CONHECIMENTO com medidas que estão a criar oportunidades para os jovens em Cabo Verde.

É uma tamanha honra para o nosso País, ver o nosso Primeiro-Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva como orador de um dos maiores eventos de tecnologia do Mundo – Websummit. Permitam-me dizer que foi o primeiro líder político dos PALOP como orador na WebSummit. Um reconhecimento internacional da aposta deste Governo na INOVAÇÃO nas áreas de Ciências e Tecnologias. Eis, então, alguns exemplos paradigmáticos do grande investimento que este Governo tem feito na INOVAÇÃO e no CONHECIMENTO:

 Bolsa Cabo Verde Digital; Kode Verde; GoGlobal; Re!Nventa; CV Next; WebLab; NOSI AKADEMIA; Conectividade e InfraEstruturas; Entrada em Rankings Internacionais.

Bolsa Cabo Verde Digital;

Uma iniciativa do Governo para apoiar anualmente 100 jovens e 50 startups com valor mensal de 30 mil escudos, serviços de mentoria e incubação junto a universidades e empresas de telecomunicações durante 6 meses como forma de apoiar jovens empreendedores na criação de novas empresas de tecnologia e startups em Cabo Verde. Já são 50 jovens apoiados, um investimento no valor de CVE 15 000 000, 00. Isto quer dizer, que o MpD cumpriu com a juventude Cabo-verdiana! Quem tem dúvidas?

Go Global;

“GoGlobal”, um programa que pretende dar palco e abrir as portas do mercado global às nossas startups de base tecnológica, através da participação em eventos internacionais e criando também ligações do ecossistema de Cabo Verde com ecossistemas de outras paragens. Este programa já permitiu a participação dos nossos jovens em eventos como WebSummit, Africa Innovation Summit, Collision, Angola Innovation Summit. Já são 40 jovens apoiados, um investimento no valor de CVE 3 000 000, 00. Podem crer, que Cabo Verde é hoje um País de jovens quadros dirigentes, com provas dadas aqui e além-mar. Os jovens cabo-verdianos acreditam que podem ter sucesso. Quem tem dúvidas?

Re!Nventa;

Programa de ideação, onde os jovens colocam as suas ideias ao serviço do País numa plataforma aberta de ideias para reinventar o Turismo Nacional. Promovido pela Cabo Verde Digital em parceria com o Ministério do Turismo com o objectivo de fomentar a inovação aberta e criar soluções com foco claro em processos e produtos de tecnologia. Cada um dos 3 vencedores recebe o valor de 800 contos para apoiar à concretização da sua ideia, assim como o apoio técnico empresarial. Participaram 120 jovens, e foi feito um investimento de CVE 5 000 000, 00. Razão pela qual, podemos afirmar categoricamente, que o jovem cabo-verdiano, acredita, hoje mais do que nunca, no seu futuro. Quem tem dúvidas?

WebLab;

Uma iniciativa que visa contribuir para a diminuição da exclusão digital, facilitando o acesso a equipamento e a conectividade, ao conhecimento e utilização das tecnologias. Contudo, além de ensinar a utilizar a tecnologia, pretende-se ensinar como se constrói a tecnologia, ou seja, capacitar jovens na construção e desenvolvimento das TICs, qualificando-os assim a saber utilizar, mas também a saber construir e a fazer, a saber sonhar, mas acima de tudo a construir os sonhos. Já são mais de 12.000 jovens formados. Hoje graças ao Governo liderado pelo Dr. Ulisses Correia e Silva e suportado pelo MpD, a juventude cabo-verdiana acredita em si mesma. Os jovens cabo-verdianos e cabo-verdianas não têm dúvidas porque sabem e conhecem bem essas ações implementadas.

Entrada em Rankings Internacionais;

Pela primeira vez na história, Cabo Verde é TOP 100 do Ranking Mundial de Ecossistemas de Inovação para Startups e no TOP 10 no Continente Africano.
Pela primeira vez, Cabo Verde entrou no ranking TOP 100 da Global Innovation Index GII 2020 (Índice Global de Inovação) conforme a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO- sigla em inglês).
E pela primeira vez, Cabo Verde entrou no Network Readiness Index, em um universo de 134 economias, Cabo Verde ocupa a 86ª posição.

Termino dizendo que temos a segura convicção e confiança que todos juntos construiremos um Cabo Verde desenvolvimento, mas para isso teremos que continuar a apostar fortemente na INOVAÇÃO e no CONHECIMENTO, porque INOVAÇÃO é AÇÂO, e já diria o grande Fernando Pessoa que “Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser.
Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?
Continuemos a agir e a idealizar, porque uma ideia pode mudar Cabo Verde e o mundo!

Praia, 03 de dezembro de 2020
Secretário-geral da JpD
Esmael Teixeira