Agostinho Lopes eleito Secretário-Geral do MpD por unanimidade

Saturday, January 11, 2025

Na reunião da Direção Nacional do MpD, que decorreu hoje, na cidade da Praia, Agostinho Lopes foi eleito, por unanimidade, como o novo Secretário-Geral do Movimento para a Democracia (MpD). A proposta foi apresentada pelo Presidente do partido, Ulisses Correia e Silva, ao abrigo do Artigo 46 dos Estatutos do MpD.

Ulisses Correia e Silva destacou que Agostinho Lopes, antigo Presidente do MpD, é "um quadro do partido comprometido com os valores fundadores, conhecedor da realidade política e partidária no país e na diáspora, e engajado em apoiar o MpD no desafio de vencer as eleições legislativas de 2026". A experiência e dedicação de Agostinho Lopes foram enfatizadas como fundamentais para os desafios futuros do partido e para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Este momento de transição marca também o término das funções de Luís Carlos Silva como Secretário-Geral do MpD. O Presidente do partido aproveitou a ocasião para expressar o seu reconhecimento pelo trabalho desempenhado com "alto sentido de lealdade ao partido, atitude combativa e compromisso". Ulisses Correia e Silva reforçou ainda que Luís Carlos Silva continuará a ser uma figura central no partido, agora como deputado da Nação e militante sempre disponível para contribuir para o fortalecimento do MpD e para a causa maior de Cabo Verde.

A eleição de Agostinho Lopes reflete a unidade e a coesão interna do MpD, num momento em que o partido reforça a sua preparação para os próximos desafios políticos, em particular as eleições legislativas de 2026.