Comunicado sobre a notícia veículada pelo jornal online Santiago Magazione
Tuesday, September 10, 2024
O Movimento para a Democracia (MpD) vem, por este meio, desmentir categoricamente as especulações publicadas pelo jornal on-line Santiago Magazine, que insinua que o cancelamento da nossa Convenção Autárquica se deve a receios quanto à capacidade do partido de mobilizar a sociedade.
Tal afirmação é uma inverdade absoluta e representa uma irresponsabilidade que fere os mais básicos princípios deontológicos que regem o jornalismo. A liberdade de imprensa é um pilar fundamental em qualquer democracia, mas ela deve ser exercida com rigor, profissionalismo e compromisso com a verdade. O jornalismo (e os órgãos de comunicação social) não pode, em circunstância alguma, ser usado como bengala de interesses partidários ou para servir de veículo de desinformação.
Instamos, assim, os órgãos de Comunicação Social a manterem uma postura isenta, distanciada de qualquer tipo de influência política e sempre comprometida com a verdade factual, o que é crucial para a preservação de uma imprensa livre, credível e respeitada.
O cancelamento da Convenção Autárquica pelo MpD é uma decisão estratégica e responsável, visando redirecionar o nosso esforço financeiro para as atividades de apresentação das candidaturas nos municípios. Esse foco permitirá um maior impacto e proximidade com a população e as estruturas locais, sempre em sintonia com o nosso compromisso de fortalecimento do poder local e da democracia. Tudo o mais que foi dito a esse respeito não passa de meras especulações e fantasia política.
Reafirmamos o nosso compromisso com a transparência, com o desenvolvimento de Cabo Verde e com a seriedade com que abordamos cada decisão estratégica.
O MPD continuará firme no seu propósito de servir a Nação, sempre com a verdade como guia.
Praia, 10 de Setembro de 2024.
Luis Carlos Silva,
Secretário-Geral do MpD.