
Conferência de Imprensa - Reação à mensagem Natal do Primeiro Ministro
Thursday, December 26, 2024
O Movimento para a Democracia (MpD) aproveita esta oportunidade para desejar a todos vós Boas Festas e um Ano Novo de muita saúde, paz, prosperidade e de boas realizações no campo pessoal, familiar e profissional.
Em relação à mensagem de Natal do Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, gostaríamos de destacar a sua importância, neste momento tradicional e significativo, reafirmando os valores que todos partilhamos como nação: a unidade, a solidariedade e a confiança no futuro.
O Primeiro-Ministro trouxe uma mensagem clara, que reflete o compromisso do governo e do partido que o suporta em continuar a trabalhar, incansavelmente, para o bem-estar de todos os cabo-verdianos.
O Natal é, de facto, um momento especial de união, reflexão e solidariedade, valores que nos guiam enquanto partido e enquanto governo. Este é um período de fortalecimento de laços familiares e de renovação da nossa determinação de cuidar das pessoas e da nossa sociedade, mormente dos mais vulneráveis.
O Chefe do Governo sublinhou os desafios que Cabo Verde teve de enfrentar, como a pandemia, as guerras, e os efeitos das alterações climáticas, mas também os desafios que o mundo ainda atravessa. Apesar de serem tempos difíceis, o governo, com o apoio do partido, tem tomado decisões cruciais para proteger os cabo-verdianos e manter o país estável, e tem-no conseguido.
O setor da saúde foi igualmente mencionado, e é importante destacar que continua a ser uma prioridade central. Há um trabalho árduo em andamento, visando a melhoria da qualidade e o acesso aos serviços de saúde, com investimentos na expansão da rede, na capacitação dos profissionais e na sua valorização, com a aprovação, dentro em breve, do novo PCFR, que trará ganhos substanciais para a classe médica, de enfermagem e técnicos, e na melhoria contínua das infraestruturas. A confiança no futuro de Cabo Verde também passa por um sistema de saúde robusto e resiliente, que atenda às necessidades de todos os cabo-verdianos.
Pese embora resultados positivos que se tem vindo a alcançar em vários setores de governação, o Primeiro-Ministro projetou para o ano de 2025 a garantia de mais respostas para os principais desafios que o país enfrenta, como o emprego, a pobreza, os transportes e os serviços da saúde. Estes compromissos são sustentados pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), que orienta as políticas públicas para um futuro mais inclusivo e próspero.
A confiança no futuro, como destacou o Primeiro-Ministro, deve ser de todos. Cabo Verde é um país com imenso potencial, e o governo, com o apoio do partido, está comprometido em envidar esforços para que esse potencial se traduza em melhores condições de vida para todos.
Assim sendo, encorajamos os cabo-verdianos a se unirem em torno desse propósito, sabendo que juntos somos mais fortes e mais capazes.
Por fim, associamo-nos à mensagem de solidariedade para com os que enfrentam dificuldades, incluindo os que estão hospitalizados, detidos ou longe de Cabo Verde, por diversos motivos. Este é um período para reflexões, para se traçar novas metas, para a renovação da esperança e da fé, cultivando a positividade e a harmonia.
Reiteramos os nossos sinceros votos, a todos os cabo-verdianos, no país e na diáspora, de Boas Festas, que seja uma quadra festiva repleta de paz, saúde e união, reafirmando o compromisso do governo do partido em continuar a trabalhar incansavelmente para o bem-estar de todos.
Muito obrigada!
Vanuza Barbosa
Secretária-Geral Adjunta do MpD