Ulisses Correia e Silva preside conferência da IDC África em Paris

Monday, June 17, 2024

Na sequência das conferências da Praia e de Lisboa, a IDC Africa realizou uma Conferência em Paris, no Palácio de Luxemburgo no Senado Francês, nos dias 14 e 15 de Junho.

A Conferência abordou os temas Segurança e Paz para garantir uma Democracia duradoura; os desafios da Democracia, Estado de Direito e Transparência; Dívida pública: um desafio para a África; e Relações França/África, uma abordagem geo-política, segurança e políticas integradas.

A conferência foi presidida pelo presidente da IDC África, Ulisses Correia e Silva e contou na sessão de abertura com uma comunicação do Senador Herve Marseille, presidente do Grupo União Centrista.

Como conferencistas, destaques para Patrice Trovoada, PM de S. Tome e Príncipe; Anne Désiré Outolo, ministra de Estado da Costa de Marfim; Jean Marie Bokel, enviado especial do presidente Macron para a África e antigo Senador; Deputado Bruno Fuchs, do partido La République En Marche; Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA; Lutero Simango, presidente do MDM de Moçambique; Albert Pahimi, ex-PM do Tchad; Hajo Andrianainarivelo, candidato presidencial de Madgascar; Zsolt Nemeth, partido Fidesz da Hungria.

No final da Conferência foi adotada a Declaração de Paris que é um manifesto à liberdade, democracia e boa governança num contexto em que países africanos se debatem com golpes de Estado, terrorismo, fraudes eleitorais, alterações de limites de mandatos presidenciais, atentados à liberdade de expressão, condicionamento das liberdades cívicas e políticas e elevados níveis de corrupção.

No domínio da segurança, a Conferência considerou que os desafios são internos a cada país, regionais e globais e que nenhum país consegue garantir segurança sozinho, por isso, a pertinência da abordagem de segurança cooperativa e colaborativa.